Guia de Visita

DIVMMC

A DivMMC tornou-se a interface mais utilizada para correr software a partir de um cartão SD.

Em exposição temos uma das versões da ByteDelight do Ben Versteeg da Holanda e, mais relevante do ponto de vista histórico, temos o primeiro modelo da DivMMC do Mário Prato. Este exemplar chegou-nos com autorização do próprio Mário Prato*, por doação do Miguel Guerreiro, o Português criador do esxDOS**.

* Mário Prato:

  • Nascido em 1970 em Brindisi no sul de Itália.
  • Técnico de electrónica a trabalhar para a ENEA (Agência Nacional Italiana para as Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Económico Sustentável).
  • Teve o primeiro ZX Specrum 48K no Natal de 1984, oferecido pelo pai e nunca mais largou o computador e a área.
  • Começou a construir um clone chamado Chrome em 2003 quando um amigo lhe deu uns equipamentos Xilinx para programar. O Chrome tinha uma interface de disquetes mas o Mário queria explorar algo mais poderoso para o armazenamento de massa.
  • Em 2013, em discussão com o Alessandro Dorigatti e o Miguel Guerreiro, começou a desenvolver uma interface específica para Spectrum que permitisse ler dados de um cartão SD através do software esxDOS do Miguel. Fez 12 placas originais e a partir daí, visto que o esquema e o código estão disponíveis para toda a gente, há milhares de placas construídas por muitas outras pessoas.

** esxDOS:

  • O software mais utilizado atualmente que permite que o DivMMC funcione chama-se esxDOS e foi concebido pelo Setubalense Miguel Guerreiro. É um sistema modular que suporta tanto o DivIDE como o DivMMC.
  • Em 2005 foi lançada a primeira versão beta. A primeira versão estável – a v0.8.0 – surgiu em 2012, tendo sido terminada enquanto o Miguel ultrapassava um episódio de malária.