Guia de Visita

Podemos olhar para o balcão e janela e ver computadores de outras marcas, contemporâneos do Spectrum e normalmente de 8 bits.

Ao sair daqui, passe nas 6 TVs aqui ao lado - pode sentar-se se quiser - e de seguida procure uma carteira onde se sentar.

OUTROS COMPUTADORES À ÉPOCA

Este é um museu dedicado ao ZX Spectrum. Mas não deixa de ser também um museu de tecnologia e que reconhece a importância de muitos outros equipamentos alternativos que se afiguravam como alternativas na época. Nesta secção apresentamos alguns desses computadores focando em máquinas emblemáticas e máquinas concorrentes de 8 bits.

O maior destaque tem de ir para máquina de aspeto mais corporativo presente, o famoso computador Português ENER 1000, desenvolvido pela Universidade de Coimbra e montado na Figueira da Foz pela Enertrónica que surgiu na primeira metade dos anos 80 e cuja história contamos na primeira pessoa.

Temos também um dos primeiros modelos do Macintosh (o Plus) que é um dos ainda assinados pela equipa da Apple, por decisão do Steve Jobs, qual artista que assina a sua obra de arte.

Em termos de concorrentes, temos diversos computadores britânicos como os Acorn / BBC, os Oric, o Dragon ou o menos conhecido Enterprise. E os americanos Atari 800XL, os Commodores Vic-20 e 64

Temos outras máquinas como um MSX ou um Amstrad PCW8256 (o primeiro a usar sistema de disquetes de 3” e que terá influenciado o Spectrum +3).

Não temos em exposição por questões logísticas e por serem já máquinas mais evoluídas de 16 bits, o IBM PC, o Atari ST ou o Commodore Amiga que tiveram um papel também chave na história da computação.