Guia de Visita

SALA MULTIUSOS: "ROSALINA ALVES"

Esta sala multiusos visa dotar o museu de um novo espaço de exposição, mas também de uma área de trabalho, arquivo e preservação.

É um espaço que nasce para poder albergar exposições temporárias que ajudem a dar vida e dinamismo ao museu, mas é também um complemento expositivo à base do Museu LOAD. A coleção do museu extravasa em muito o espaço existente e esta foi a forma encontrada para minimizar a situação e daí ser um complemento (ou extensão) à exposição base, e por isso identificamo-lo no resto do Museu como LOAD EXTENDED.

É por natureza uma sala diferente do resto do Museu. É um espaço mais de trabalho e que nos dá flexibilidade para cumprir a nossa missão. A base expositiva são complementos às invenções de Sir Clive, um vasto espólio que nos permite compreender melhor a história da TMX Portugal e da TIMEX no seu todo e alguns apontamentos históricos de outras empresas Portuguesas relevantes.

Foto antiga Rosalina Alves

Esta espaço é simbolicamente denominado por sala Rosalina Alves em homenagem a todas as pessoas que abraçaram o projeto como seu e se dedicam de alma e coração a ajudar-nos por todos os meios, sendo a Rosalina um dos melhores exemplos até à data. 

A Rosalina encarna de uma maneira muito particular o espírito da TIMEX, empresa que deu fama internacional a Portugal no mundo do Spectrum.

A Rosalina cresceu com a TIMEX. Começou a viver na Quinta dos Medronheiros ainda antes de alguém sonhar que ali iria nascer a famosa fábrica, inicialmente de relógios, mas que na década de 80 se tornou num dos epicentros do computador que justifica o nosso museu. Há inúmeros momentos históricos e informação que só seria possível recolher fruto das horas e horas que tem dedicado a ajudar-nos nesta missão.

Desde o momento que teve conhecimento do projeto, a Rosalina estabeleceu todo o tipo de contactos com antigos colegas que nos apresentou, recolheu informação para nós, fez-nos visitas guiadas à quinta e chegou até a promover atividades só para nos ajudar a melhor compreender o que foi aquela empresa que, a maioria dos ex-colaboradores nos refere como a melhor por onde passaram.

Tal como a Rosalina, mulher de muitos ofícios e competências, também esta é uma sala multifunções e dinâmica e foi por isso que nos lembrámos deste gesto simbólico, mas que para nós diz muito porque nunca é demais agradecer a quem nos ajuda.

Neste gesto, esperamos homenagear todas as “Rosalinas”, da TIMEX e de outras empresas nacionais da época, que desbravaram o terreno para nos colocar os computadores em casa. A todos e todas, o nosso bem hajam. OBRIGADO!