Guia de Visita

Aqui podemos voltar a ser criança e experimentar os computadores numa carteira típica de escola primária que cresceu para nos acompanhar.

Como uma secretária pede um bom livro, a próxima seção é a Biblioteca, o móvel preto, à nossa direita.

EXPERIMENTAÇÃO

Esta secção aproveita o facto de estarmos numa antiga escola para recriar um espaço onde os visitantes possam experimentar, divertir-se e aprender (ou recordar) a utilizar um Spectrum.

Temos diversos apontamentos que importa destacar:

  • 2 carteiras de escola com 4 computadores que emulam ZX Spectrum (e outras máquinas) com algumas vantagens como poder carregar jogos a partir de cartões SD. Cada computador tem as suas próprias instruções que podem consultar.
  • Quadro de ardósia com um diagrama que explica de forma muito completa e detalhada a evolução das máquinas Sinclair, Timex, Investrónica…
  • Exemplos de programação em BASIC para os mais corajosos que se queiram aventurar a digitar o código e ver o resultado.
  • Vitrines com equipamentos desta nova geração de equipamentos e projectos que mantêm o Spectrum muito ativo. Destaque naturalmente para o ZX Spectrum Next (incluindo um protótipo do mesmo) e para alguns projetos nacionais (ex: o IODO da Paula Silva).
  • Ecrã de leds preparado pelo nosso embaixador Álvaro Lopes, criador de uma nova placa, a Interface Z (também exposta), que permite ligar um Spectrum remotamente ao ecrã entre diversas outras funcionalidades.