Guia de Visita
SINCLAIR ZX81
Com o intuito de reduzir a complexidade e o custo de produção do ZX80, Jim Westwood e o seus colegas têm a brilhante ideia de combinar inúmeros circuitos integrados do ZX80 num único integrado chamado ULA (Uncommitted Logic Array) que veio a ser desenvolvido pela empresa Ferranti. O ZX81 veio então para o mercado com apenas 4 integrados e é considerado pelo Sir Clive Sinclair como uma obra prima e um dos seus computadores mais icónicos apesar de ainda a preto e branco.
A sua ROM foi produzida pela empresa Nine Tiles (tal como tinha sido a do ZX80), nomeadamente por John Grant e Steve Vickers. É a primeira a suportar operações trigonométricas e operações de vírgula flutuante. É também a primeira que faz a validação de código BASIC à medida que o mesmo é escrito, uma revolução para a época.
Teve um grande sucesso comercial vendendo mais de 1,5 Milhões de unidades após o seu lançamento em 1981. Podia ser comprado em kit ou já montado. Foi já produzido pela Timex em Dundee (Escócia).
Existem versões com ligeiras diferenças vendidas nos USA ou França (por exemplo), além do clone Timex Sinclair 1000.
Curiosidades:
Algumas das versões da ULA têm o bug “square-root” que faz com que o valor da raiz quadrada de 0,25 não seja o correto. Vieram então a ser desenvolvidas correções posteriores para resolver esse problema, tornando agora as várias versões das placas colecionáveis.