Guia de Visita

CALCULADORAS

A Sinclair Radionics foi líder do mercado de calculadoras en Inglaterra. Operou neste mercado desde 1972 até Sir Clive se ter virado para a computação.
Nesta secção temos a grande maioria dos modelos em exposição, começando pela Sinclair Executive, a primeira calculadora de bolso (tamanho pequeno e alimentação a pilhas) no Mundo, lançada em Agosto de 1972. O design da mesma foi de Richard Torrens que ganhou o prémio Design Council Award em 1973.
O funcionamento a pilhas foi possível com uma técnica engenhosa descoberta por Jim Westwood que basicamente ligava e desligava a energia do écran periodicamente, num efeito não visível ao olho humano e sem comprometendo a memória do equipamento.
No final de 1973 foi lançada a Executive Memory.
Em Agosto de 1973 foi lançada a Sinclair Cambridge, a primeira de várias calculadoras desta família. Em Março de 1974 a Cambridge Scientific e os restantes membros da família foram a Cambridge Memory, Cambridge Memory %, Cambridge Programmable (que nos Estados Unidos era a Radio Shack EC-4001 que também adquirimos recentemente), Cambridge Scientific, Cambridge Scientific Programmable e a Cambridge Universal.
A Sinclair Scientific, lançada em Agosto de 1975, teve nos primeiros modelos uma aparência similar à da Cambridge, mas não é desta gama de calculadoras. Tem a particularidade de utilizar Notação Polaca Inversa (RPN). Em 1977 foi lançada a Scientific Programmable e surgiu ainda a Scientific Programmable Mark 2 alimentada por uma pilha de 9V.
Em Março de 1975 foi lançada a gama de calculadoras Oxford. Resultou de um investimento feito pela marca Gillette que subcontratou o desenvolvimento de uma calculadora que viria a ser lançada com o nome Gillette GPA (e que está em exposição também). A Sinclair aproveitou todo o investimento e lançou a Oxford 100 (um clone da GPA) com teclas em 3 cores possíveis, seguido da Oxford 150 (suporte a percentagens e raízes quadradas), Oxford 200 (com memória), Oxford 300 (modelo científico limitado) e a Oxford Scientific. Tudo isto até 1976.
Em Fevereiro de 1977 foi lançada a Wrist Calculator, um dos produtos mais incomuns da Sinclair e à frente do seu tempo – nos anos 80 surgiriam as calculadoras de pulso com écran LCD. Mais uma vez era fornecida em kit e tornava-se por vezes impossível de montar. Não obstante, mais de 10.000 terão sido vendidas. O seu designer foi John Pemberton que idealizou as calculadoras com base em inventário existente.
Também em 1977 e para celebrar o jubileu de prata da Rainha foi lançado um dos modelos mais bem concebidos, a Sinclair Sovereign. Foi produzida nas 3 cores que vemos expostas (dourado, prateado e preta). Houve também uma edição limitada de calculadoras prateadas com o símbolo da soberana. O designer da calculadora foi John Pemberton que ganhou o prémio Design Council Award. Não teve sucesso comercial pela pressão que já existia nesta fase no mercado com o surgimento de calculadoras com LCD.
A Sinclair Enterprise lançada em Outubro de 1977 e a Enterprise Programmable de Julho de 1978 foram das últimas tentativas com écrans de LED vermelhos numa luta perdida para as mais eficientes calculadoras com écran LCD. Não tiveram grande sucesso. O nome veio da presença do NEB na estrutura acionista e gestão da empresa nesta fase.
Um dos últimos modelos lançados, ironicamente produzido em Hong Kong, foram as calculadoras de secretária President (Fevereiro de 1978) e President Scientific (pouco tempo depois).
Back to top