Guia de Visita

Olá,
Eu sou o Speccy e vou ser o guia ao longo da exposição!

Neste painel damos as boas-vindas e explicamos o objectivo e relevância do nosso trabalho.

A exposição continuará de seguida na seção dedicada à vida de Sir Clive Sinclair à esquerda.

O LOAD ZX Spectrum é o primeiro museu do mundo dedicado ao microcomputador desenvolvido por Sir Clive Sinclair na década de 80. A exposição propõe uma viagem em torno do fenómeno de popularidade que esteve na origem da introdução dos computadores na vida familiar e profissional. E é também uma homenagem aos inventores e empreendedores que fizeram a revolução tecnológica que se seguiu.
O ZX Spectrum nasceu em 1982 e foi através dele que muitos jovens portugueses tiveram o primeiro contacto com computadores, jogos e programação, tal como aconteceu um pouco por todo o mundo. O nome tem a ver com “espectro” (de cor) e deve-se ao facto de ter sido o primeiro computador da linha Sinclair com capacidade de reproduzir imagens a cores. Foi desenvolvido em 1982 pela empresa Sinclair Research, criada por Clive Marles Sinclair, inventor inglês nascido em 30 de julho de 1940 e que, em 1983, recebeu o título de “Sir” atribuído pela Rainha de Inglaterra para reconhecer os serviços prestados à indústria britânica.
O ZX Spectrum tornou-se símbolo de uma revolução que trouxe a tecnologia para dentro de casa e da vida das pessoas comuns. Um dos motivos do seu sucesso foi o preço acessível decorrente da possibilidade de ligação a um televisor e a um simples gravador de cassetes. Um dos seus antecessores, o ZX80, foi mesmo o primeiro computador com um custo inferior a 100 libras em Inglaterra. Inicialmente, estes equipamentos foram pensados para serem vendidos a hobbistas (hoje chamados makers) por catálogo distribuído por correio (não havia internet!) e a ideia era promover a iniciação à programação. O êxito foi imediato, mas como máquina de jogos. E isso mudou tudo!
O design do Spectrum e de muitos outros modelos da Sinclair foi desenvolvido por Rick Dickinson, designer industrial britânico que faleceu em 2018.
Vários colaboradores chave da Sinclair e empresas associadas são também homenageados no LOAD ZX Spectrum. Nomes como os de Chris Curry, Nigel Searle, Jim Westwood, Steve Vickers, Richard Altwasser, David Karlin e de tantos outros, porventura menos conhecidos, tiveram um papel importante para o sucesso dos produtos da Sinclair e outros computadores.
Outra referência incontornável é Sir Alan Sugar, o fundador da Amstrad que em 1986 adquiriu e deu continuidade à linha de produção de computadores Sinclair, sem esquecer as iniciativas que, já no século XXI, mostram que o ZX Spectrum continua vivo.

Portugal ganhou especial relevo nesta história quando Sir Clive Sinclair firmou com Fred Olson uma parceria para o desenvolvimento e manufatura de computadores nas fábricas da TIMEX. A primeira a envolver-se foi a de Dundee, na Escócia, mas cedo se criou o contexto para montar um centro, não só de manufatura, mas também de engenharia, na fábrica da companhia em Portugal. A partir daí começaram a aparecer no mundo computadores ZX Spectrum e outros Timex Sinclair (uma marca resultante desta parceria que operava em alguns mercados) montados na região de Almada (Quinta dos Medronheiros, Lazarim, Caparica). Há computadores com origem portuguesa na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.

Após o rápido desinteresse da TIMEX CORPORATION neste mercado, fruto da aguerrida concorrência que estava a sofrer nos Estados Unidos, foi a TIMEX Portugal quem deu continuidade a esta área lançando os equipamentos TIMEX Computer desenvolvidos com tecnologia portuguesa, naquele que terá sido o primeiro embrião de um Living Lab. Dessas colaborações resultaram diversos outros ícones de grandes evoluções na linha de computadores compatíveis Spectrum, como sejam os sistemas de disquetes FDD ou o Terminal 3000. Quando se deu o desinvestimento desta área em Portugal, na segunda metade da década de 1980, a TIMEX estava para lançar dois equipamentos, o TC3256 e o TENET. O LOAD ZX Spectrum deve-se também ao apoio de vários antigos colaboradores da TIMEX Portugal, personagens muito relevantes no desenrolar da história que aqui é contada tão detalhadamente quanto possível.
Esta homenagem aos precursores do computador doméstico também os inclui a eles, bem como os que se lhes seguiram e que ainda hoje continuam a colocar tecnologia portuguesa ao serviço da comunidade do ZX Spectrum para manter este tipo de equipamento atualizado e em funcionamento.
Muito obrigado a todos!
Back to top