Guia de Visita
REVISTAS EM PORTUGUÊS
MICROSE7E

Em Marco de 1984 nasce o magazine que se tornou uma referência no panorama da informática nacional, o MicroSe7e.
Apesar de ser multi-sistema, isto é, englobava o mundo da informática no geral, estava sem duvida mais vocacionado para o ZX Spectrum, até porque era de longe o computador com maior penetração em Portugal.
Os primeiros números visavam um público mais adulto, isto é, os jogos não eram a temática principal.
Programação e artigos técnicos eram recorrentes, e só a partir de Agosto de 1984 entrou definitivamente no mundo dos videojogos, e logo apresentando o mapa do mítico Jet Set Willy.
Em Novembro de 1985 surge o passatempo Softmania, que, em conjunto com a Astor Software, foi responsável pelo lançamento de bastantes programas educativos, e que levou ao surgimento de uma nova geração de programadores portugueses.
O primeiro vencedor foi Aparelho Digestivo, dos estudantes João Tavares, Alexandre Fraser e Paulo Pacheco.
POKES & DICAS
SUPLEMENTO A CAPITAL

7 de Setembro de 1984 foi a data em que A Capital estrou o seu suplemento Pokes & Dicas, sem dúvida o mais popular da comunidade portuguesa do Spectrum, não obstante a concorrência do Diário de Notícias (Som & Imagem) e Jornal de Notícias (Softmania), entre outras publicações menos mediáticas.
O suplemento teve o seu período áureo em 1987/1988, no qual frequentemente dedicava seis páginas semanais ao Spectrum (saía sempre à Sexta-Feira).
Os jogos eram reis e senhores do suplemento, mas também era dado tempo de antena aos leitores, não só através das muitas dicas e mapas que enviavam, alguns autênticas obras de arte, mas também através de programas originais.
Em 1986 lançou duas pequenas revistas com os melhores jogos do ano, e que são atualmente um item muito apetecível dos colecionadores.
O suplemento conseguiu sobreviver até aos anos 90.
FANZINE: CLUBE Z80

Nos anos 80 não existiam em Portugal revistas específicas do Spectrum. Existiam os suplementos dos jornais (DN, JN, Sete, A Capital, …) e literatura inglesa (Sinclair User, Your Sinclair ou Crash, por exemplo) ou espanhola (MicroHobby, por exemplo), mas na generalidade estas revistas eram caras, tendo em conta o poder de compra no nosso país.
Regra geral os fanzines eram bastante arcaicos, a preto e branco, e focavam-se nas reviews e dicas para jogos, muitas vezes copiadas das revistas estrangeiras, aproveitando ainda para transacionar cassetes com jogos piratas.
Não é assim de estranhar que proliferassem os fanzines feitos por amadores, na sua maioria apenas com um período de vida útil de dois ou três números.
No entanto havia exceções, casos da Smash!, da Micros & Hobbie, o Computer Magazine ou, do mais conhecido de todos, o Clube Z80. A Clube do Z80 nasce no Porto em Setembro de 1982, coordenada por Maria Irene e Alberto Fernandes. Durou pelo menos até Setembro de 1985. No nº 6, de Março de 1983, observou-se uma “profissionalização” da publicação.
PUSHSTART

Em Setembro de 2010 que nasceu a Pushstart, uma revista primeiro digital e mais tarde física, dedicada ao gaming e cultura pop.
Um projeto criado por vários autores que colaboravam à época com diversos blogs e sites relacionados com videojogos. Uniram-se para produzir uma publicação de qualidade, séria e independente.
Na equipa de fundadores encontramos Tiago Dias, Luis Teixeira, Ivan Flow, André Santos, Miguel Coelho, Ivo Leitão e Victor Moreira, a que se juntaram inúmeros colaboradores ao longo dos anos.
Em Setembro de 2015, no 5º aniversário, conseguiram concretizar um sonho antigo – e muito pedido pela comunidade – a edição do primeiro número em papel.
Nesta altura a revista passou a dedicar-se exclusivamente ao retrogaming. Estas edições em papel passaram desde essa altura a ser o foco principal da equipa até à edição nº 65, editada em 2017, numa época em que a edição da revista já era quadrimestral e deixou de ser produzida.
JOGOS 80 (BRASIL)

A Jogos 80 é uma revista brasileira, criada em 2004 por Marcus Garrett e Walter Garrote.
É dedicada aos videojogos e microcomputadores clássicos, entre os quais o ZX Spectrum.
Inicialmente publicada apenas em PDF, neste momento já tem edição física para o Brasil, Portugal, Canadá, Chile e Uruguai.
Alguns anos após a sua criação, Eduardo Luccas assumiu a diagramação / paginação da revista, recebendo artigos, entrevistas e reviews, em forma de colaboração, de muitos e variados amigos portugueses.
A Jogos 80 vem normalmente acompanhada de uma cassete (“cover tape“). Um deles, lançado em 2020, foi criado pelo Filipe Veiga: Cadê os Artigos?
MICROSISTEMAS (BRASIL)

A primeira publicação brasileira especializada em microcomputadores e das poucas que abriu oportunidades para autores brasileiros de software e, em particular, de jogos de computador.
Circulou entre Outubro de 1981 e meados de 1997 (edição 169).
Inicialmente publicada pela ATI Editora Ltda. e depois pela Enter Press Editorial Ltda.. A partir do nº 157, ainda sobreviveu através da PRB (Primeira Revista Brasileira) de Informática Editora Ltda.
Muitos de seus projetos editoriais tornaram-se clássicos na comunidade de programação, como o Micro Bug para a linha Sinclair, Aventuras na Selva (jogo que posteriormente tornou-se no famoso Amazônia – primeiro jogo comercial brasileiro – e agora relançado pela Bitnamic).
ESPECTRO (LUSO-BRASILEIRA)

A Espectro é uma revista dedicada ao ZX Spectrum, tendo surgido o primeiro número em 2017. É editada por uma equipe luso-brasileira, composta por nomes como Filipe Veiga, Marcus Garrett, André Leão, Pedro Pimenta, João Diogo Ramos, Mário Viegas e Mario Cavalcanti.
Até ao momento já publicou três números, destacando-se o terceiro, que vinha acompanhado de uma cassete com quatro jogos, sendo um deles Varina, da equipa portuguesa Espectroteam.