Guia de Visita

Acreditamos que ficará uns breves instantes a apreciar esta sala, trazendo-lhe à memória todas as histórias da sua infância.

A próxima seção será atrás de si onde encontra outros computadores da época.

SALA ANOS 80

Voltámos aos anos 80. Nesta sala vemos diversos apontamentos nos remetem para esse período em que convivíamos com telefones de disco, páginas amarelas, naperons e tantos outros objectos de então.

Além dos referidos, o imprescindível quadro do Menino da Lágrima de Giovanni Bragolin era presença em muita casa Portuguesa. Dele se diz que está amaldiçoado e que várias casas arderam tendo apenas sobrevivido sempre o quadro. E esta que parece uma mania ou tendência nacional de decoração, chegou a muitos outros países.

Nesta sala temos uma televisão de madeira com um ZX Spectrum original que se pode ligar*.

Alternativamente, existe também um leitor de Bluray/DVD escondido para ver algum dos filmes da biblioteca que o visitante queira requisitar.

É impossível falar desta sala sem tentar transmitir, na expectativa de que o contagie a você que nos visita, a relação pessoal existente com muitos dos objectos em exposição que eram dos meus avós. E isso só torna este local mais especial.

*Ligar o Spectrum – Cuidados e procedimentos:

Este equipamento, sendo antigo, é naturalmente sensível e não deve ficar ligado desnecessariamente. Existem outros equipamentos onde ficar a jogar mais à frente na exposição.

Para ligar o equipamento:

  1. O primeiro passo é ligar a extensão elétrica por baixo do móvel.
  2. Depois ligar a televisão no botão frontal da mesma
  3. Ligar o interruptor que este Spectrum tem no cabo de alimentação. Depois disto, deverá aparecer no ecrã a mensagem de copyright conhecida.
  4. Se o objectivo for carregar um jogo, rebobinar a cassete, escrever LOAD “” e carregar na tecla ENTER. Fazer play e aguardar que o jogo carregue.
    • Caso não saiba, o LOAD é escrito com a tecla J e as “ pressionando Symbol Shift + P

Para desligar o equipamento executar os passos 1 a 3 por ordem inversa.

Back to top