Guia de Visita

Ignora a porta por agora e antes vem até à fábrica da TIMEX em Portugal saber o que se passou por cá.

Depois de te divertires nesta seção poderás então continuar a visita atravessando a porta que te levará numa viagem no tempo.

Créditos: No LCD temos um vídeo muito interessante e muito detalhado sobre a TIMEX. É do canal de youtube It’s a Pixel Thing de quem temos vários conteúdos e a quem agradecemos a amizade e colaboração.

TIMEX

Quando Clive Sinclair precisou de um parceiro para investir e montar os computadores, estabeleceu com a TIMEX, liderada por Fred Olson, uma parceria. Nesse acordo a TIMEX reservou o direito de comercializar os computadores em alguns mercados estratégicos onde a Sinclair não estivesse presente. O grande objectivo era naturalmente o mercado Norte Americano.

A fábrica em Dundee (Escócia) da TIMEX começou então a montar os computadores ZX81.

Importa perceber que isto surge numa altura em que a TIMEX internacionalmente tentava diversificar a sua oferta. Exemplos disso que temos em exposição são os dispositivos médicos (medidor de tensão arterial e balança) ou mesmo a máquina fotográfica 3D em que Fred Olson apostou e que foi produzida pela TIMEX Escócia.

Rapidamente desafiaram António Gomes, o director-geral da fábrica da TIMEX em Portugal (Quinta dos Medronheiros, Lazarim, Caparica) a explorar a oportunidade que surgia com a electrónica, convertendo a fábrica que fazia montagem de relógios mecânicos em electrónica. António Gomes pede ajuda ao Professor Álvaro Oliveira e iniciam a operação que coloca Portugal no mapa do Spectrum.

Em Portugal montaram-se Spectrums e muitos outros modelos. Os primeiros seriam desenhados nos USA e montados nas referidas fábricas em várias partes do Mundo (ex: o TS1500 é desenhado nos USA, mas foi Portugal quem os produziu e depois evoluiu). Mas com o desinteresse da TIMEX Corporation (USA) no mercado da computação após o lançamento do TS2068 americano, foi Portugal quem continuou esse caminho. Isto aconteceu porque em Portugal, ao contrário de na Escócia, estabeleceu-se também uma área de Engenharia / R&D fruto da visão das pessoas da TIMEX Portugal com o apoio da casa-mãe. O Professor Álvaro Oliveira, em conversa em 2020 connosco, dizia-nos que terá sido o primeiro exemplo de um Living Lab, uma colaboração da TIMEX com muitos outros players industriais que evoluíram para dar resposta às necessidades (o que era “fácil” porque havia grande volume a produzir) e com os Centros de Saber (como o INESC) com quem se desenvolveu a tecnologia dos Gate Arrays (dos primeiros integrados com montagem superficial – tiveram uma das primeiras maquinas para esse fim no Mundo) que foi bastante utilizada nos equipamentos da TIMEX. Iniciativas em cursos:
  • A Fábrica da TIMEX foi aberta em 1970. Estamos a trabalhar com os familiares do primeiro director-geral para incluir alguns apontamentos na exposição.
  • António Gomes faleceu em 2020. Estamos a trabalhar com a família para incluir alguns apontamentos.
  • Nos últimos meses temos tido o privilégio de trabalhar com as pessoas que na altura viveram tudo isto em primeira mão dentro da TIMEX. Só com eles vai ser possível aprofundar ainda mais esta história como é nossa missão. Além disso, é também graças a muitos deles que hoje ilustramos de uma maneira mais forte todo este fenómeno. Neste momento temos até protótipos de máquinas que não chegaram a ser lançadas e que agora divulgamos. A foto de família surgirá naturalmente.
Por tudo isto, esta é uma secção da Exposição que oportunamente será bastante trabalhada e expandida.
Back to top