Guia de Visita
SINCLAIR QL E QL PRINTER
O Sir Clive Sinclair nunca imaginou o ZX Spectrum como um computador de jogos como maioritariamente veio a acontecer. Não desistiu, no entanto, de lançar em 1984 um computador profissional a que chamou Quantum Leap (salto / evolução quântica – QL).
Teve por base um processador Motorola 68008 @ 7.5MHz, 128K de memória expansível a, duas microdrives (outra das ideias que o Clive Sinclair explorou até à exaustão) e capacidades de rede. O sistema operativo, QDOS, suportava multitasking, tinha também um interpretador de BASIC (SuperBASIC) e vinha com um pacote de office da Psion.
Diversos problemas atrasaram a sua entrega aos clientes em meses e um ainda maior número de bugs na utilização das máquinas, tornaram alvo de criticismo muito acentuado. Apesar de avançado para a época e não muito caro, vendeu apenas 150.000 unidades e foi suspenso em 1985. Foi descontinuado oficialmente em 1986 com a compra pela Amstrad.
Curiosidade: Linux Torvalds, o inventor do kernel do Linux, atribuiu ao fato de ter tido um QL mérito e influência no seu trabalho no Linux.