Guia de Visita

Aqui vamos conhecer em maior detalhe a história da computação da Sinclair.

Quando terminares esta seção, vira-te para trás para fazeres uma viagem "À Volta do Mundo".

SINCLAIR

Nesta secção apresenta-se o fenómeno da computação da empresa Sinclair, uma história iniciada no final dos anos 70 numa empresa primeiro chamada de Science of Cambridge antes de várias renomeações até se tornar na conhecida Sinclair Research.

A linha de computadores Sinclair foi controlada por Sir Clive até 1986, ano em que se dá a venda da mesma à empresa rival Amstrad, de Sir Alan Sugar, e que aproximou os computadores aos próprios modelos da Amstrad (incorporando gravadores e leitores de disquetes no próprio computador).

Começamos por explicar no primeiro expositor vertical os primeiros modelos antecessores do ZX Spectrum. Os 2 expositores seguintes mostram uma enorme variedade de interfaces para os mais diversos fins que denotam a miríada de opções que houve para expandir estes computadores.

Já o Spectrum está no balcão principal, apresentado junto com diversos periféricos da própria Sinclair (impressora, joystick, microdrive, etc..). Toda a linha Spectrum encontra-se na prateleira de vidro ao longo do balcão de madeira. 

No expositor vertical central encontra-se um dos Spectrum mais antigos conhecidos, o número de série 829 dos cerca de 6 Milhões vendidos. Este computador, dos que se conhece o paradeiro, está no TOP 12.

No balcão temos outros modelos lançados sob a marca Sinclair (como o QL ou o PC200).

Nas vitrines temos curiosidades e especificidades para os visitantes mais ávidos de compreender todo o fenómeno.

Nos dois expositores verticais finais, temos os principais modelos de placas do ZX Spectrum original (teclas, borracha, 16/48K).

Back to top