Guia de Visita
Aqui explicamos como funciona um computador para que nos ajude a perceber o que permitiu à Sinclair lançar um computador tão barato.
A próxima seção é já no final deste balcão, na zona amarela chamada Sinclair.
FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR
Assim, como qualquer ser humano tem um cérebro, também chamado de processador ou CPU (Central Processing Unit).
O cérebro tem de ter onde arquivar e consultar informação sempre que necessário e esse é o conceito de memória onde se faz o armazenamento de informação, temporária ou permanentemente. Apesar de haver diversos tipos de memória, aqui interessa-nos abordar o armazenamento de massa, ou seja, onde se arquivam programas e afins para usar futuramente. Todos os objetos que nos permitem colocar conteúdos para vermos ou ouvirmos futuramente enquadram-se aqui, ou seja, pens USB, discos rígidos, CDs/DVDs, cassetes são exemplos deste tipo de armazenamento que aqui retratamos.
Depois é preciso uma forma de dar instruções ao computador – os periféricos de entrada (input) – e disso são exemplos teclados, ratos, joysticks e afins.
E é preciso uma forma de ver a resposta do computador às nossas instruções – os periféricos de saída (output) – e os exemplos mais conhecidos são naturalmente o monitor ou televisão e as impressoras.