de André Luna Leão

“…mesmo sabendo sobejamente que o conhecimento é um processo iterativo e cumulativo, sejamos realistas: não havia até este momento algo que fizesse justiça à riqueza do que se passou em termos de software para estes sistemas em Portugal desde os princípios dos anos 80! Não é por isso demasiado arrojo considerar este livro como o mais completo levantamento alguma vez feito sobre o domínio.

[…] Tudo isto foi possível devido ao trabalho laborioso ao longo de vários anos de muitas pessoas que o autor teve a inteligência de dinamizar e liderar para aumentar o conhecimento da comunidade. “

Prefácio por João Diogo Ramos

PÁGINAS ILUSTRATIVAS

(podem sofrer ajustes pontuais)

SOBRE O AUTOR

André Luna Leão teve contacto pela primeira vez com o ZX Spectrum em 1983, quando, na casa dos seus avós, durante as férias, o seu primo apareceu com esse computador. Desde logo ficou encantado com um dos jogos que era habitual ver o seu primo e o seu tio jogarem: “Football Manager”. A partir daí, os jogos de estratégia (wargames) e de gestão desportiva sempre foram uma paixão, que nunca deixou de acompanhá-lo, mesmo quando passou para o mundo dos 16 bits, por volta de 1990.

Em setembro de 1985, a sua mãe ofereceu-lhe, como prenda de aniversário, um computador, o TC 2048, que ainda hoje tem consigo em perfeitas condições, acompanhado de um leitor de cassetes, do monitor Neptun 156 e de um lote de cassetes, que incluía outro dos jogos que desde sempre foi um dos seus favoritos: “Formula One”.

Desligou-se do mundo do ZX Spectrum em 1990 e arrumou o computador numa prateleira, coincidindo com a entrada na universidade. Adquiriu nessa altura um PC (um 386), para ajudá-lo nos seus trabalhos. Apenas por volta de 2003 descobriu que era possível utilizar os antigos programas do ZX Spectrum nos PC’s atuais, através de um emulador. A partir daí, foi redescobrindo aos poucos a sua antiga paixão.

No final de 2015, decide criar o blogue Planeta Sinclair (primeiro post em janeiro de 2016), para dar azo à sua imaginação e escrever reviews dos jogos de que mais gostava (e também dos que não gostava). Daí até começar a escrever para as revistas “Espectro” e “Jogos 80”, foi um ápice, por vezes escrevendo para revistas noutras línguas que não o português (“The Spectrum Show”, por exemplo).

Dedica-se também à tradução de jogos para português. Assim, traduziu o catálogo da Team Siglo XXI / Topo Siglo XXI, que foi posteriormente lançado na nossa língua. Mas também traduziu jogos de outros autores, incluindo os de Dave Hughes, com quem mantém uma relação de parceria através da “Spectrum Computing”, ou o épico “Castlevania: Spectral Interlude”, da equipa do prestigiado SaNchez (Alexander Udotov).

É também bastante requisitado para ser beta tester de inúmeros jogos, assim como júri de algumas das mais prestigiadas competições relacionadas com o ZX Spectrum.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

  • Livro de 276 páginas, impresso a 4 cores em papel de 80-100g, colado.
  • Com capa mole, com verniz no título e relevo no computador. 
  • Formato de aproximadamente 22x16cm, ao alto.

COMPRA

Disponibilidade

Esgotado